Projeto Comunitário


Projeto Comunitário Exercitando a Criatividade e Leitura
                                     Descrição do Projeto
                                     
                                         Por que fazer?
Apesar de serem alfabetizados, as crianças e adolescentes encontram problemas na hora de ler e escrever. Para amenizar este problema, foi pensado o Projeto Comunitário Exercitando a Criatividade e Leitura, onde as crianças e adolescentes da comunidade de Ingá, Russas - CE, irão desenvolver um blog, com assuntos interessantes, para que a partir daí possar despertar neles o prazer pela leitura.
       
                                                   Para quem?
Este projeto será dedicado as crianças e adolescentes da comunidade, que fazem o ensino fundamental. 


                                            Para que?
A partir da realização deste projeto pretende-se que:
  • as crianças e adolescentes pratiquem e melhorem a leitura e escrita;
  • tenham interesse pela leitura;
  • obter novos conhecimentos.
                                               Como?
Serão realizados oito encontros com os participantes no Telecentro Comunitário Alexandre Correia. Durante cada encontro, serão apresentados temas como: fábulas, remédios caseiros, poesias, entre outros assuntos, para que a partir daí eles possam pesquisar, apresentar a turma o resultado da pesquisa e definir qual assunto trouxe mais relevância e por no blog. Depois do blog pronto, reunir a turma para apresentar o mesmo.
O projeto será divulgado na escola da comunidade. Seu resultado final será apresentado através deste blog.

                                             Com o que?
Para a realização deste projeto será necessário:
  • computadores;
  • câmera fotográfica;
  • papel, lápis, lápis de cor e borracha.
                                              PROGRAMAÇÃO



Mês / Período
                                                    Ação
Fevereiro
18/02/13
a
22/02/13
Período de inscrições para participar do projeto.
25/02/13
Abertura do projeto: Etapa 1: Escolher a fábula para ser inserida no blog
  • Fazer uma leitura das fábulas;
  • Digitar a fábula no computador;
  • Fazer desenho para interpretar a fábula;
  • Apresentar o desenho a turma;
  • inserir os desenhos e fábulas no blog.
Março
04/03/13
Etapa 2: Criar poesia e pesquisar um remédio caseiro
  • Apresentar o tema: “Importância da água”, para discutirmos o assunto e a partir daí criar cada um uma poesia baseado neste tema;
  • Em seguida, cada um irá fazer a leitura de sua poesia para a turma, depois postá-la no blog.
  • Enquanto alguns estiverem copiando a poesia no computador, outros irão criar um desenho para ilustrar a(s) poesia(s). Depois, as crianças que desenharam irão apresentar o seu trabalho a turma e juntos escolheremos os melhores desenhos para ser colocado no blog;
  • No final da aula, será pedido a turma que pesquisem na comunidade algum tipo de remédio caseiro para ser apresentado na próxima aula.
11/03/13
Etapa 3: Apresentação do remédio caseiro e receitas culinárias
  • Apresentação de cada aluno do remédio caseiro;
  • Escrever o texto no computador;
  • Enquanto alguns alunos copiam o remédio no computador, colocar o resto da turma para fazer um desenho para ilustrar e depois apresentá-lo a turma;
  • Pedir aos alunos que pesquisem receitas culinárias.

18/03/13
Etapa 4: Apresentação dos resultados obtidos sobre  receitas culinárias e pesquisar trava-língua
  • Apresentação de cada aluno de suas receitas culinárias.
  • Ler para a turma e em seguida postar no blog o conteúdo pesquisado.
  • Pedir aos alunos que pesquisem um trava-língua.

25/03/11
Etapa 5: Apresentação do trava-língua e pesquisar adivinha
  • Apresentação de cada aluno do trava-língua;
  • Escrever o trava-língua no blog;
  • Pedir aos alunos que eles pesquisem adivinhas para apresentar no próximo encontro.
Abril
01/04/13
Etapa 6: Resultado das adivinhas
  • Apresentação de cada aluno das adivinhas
  • Escrever a pesquisa no blog;
  • Pedir a turma que pesquisem piadas infantis.
08/04/13
Etapa 7: Resultado da pesquisa de piadas infantis e pesquisar frases reflexivas
  • Apresentação dos alunos das piadas infantis;
  • Escrever no blog;
  • Pedir a turma que pesquisem frases reflexivas.

15/04/13
Etapa 8: Apresentação das frases reflexivas
  • Apresentação dos alunos das frases reflexivas a turma;
  • Escrevê-las no computador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário